fbpx

SEO, muitas vantagens para micro e pequenas empresas!

Modelo post BLOG DBMK 8

Quando falamos de Marketing Digital e todas as suas técnicas,  muitos empresários, donos de micro e pequenas empresas pensam que o assunto ainda não é para suas empresas, pois hoje, diremos que é sim, todas as técnicas de Marketing Digital são para o seu negócio, basta encontrar a melhor forma, hoje trazemos outro assunto muito relevante. SEO, muitas vantagens para micro e pequenas empresas.

Nosso tema hoje é o SEO – Search Engine Optimization, uma técnica poderosa, que, se bem aplicada, pode mudar a relação de seu negócio com a internet, gerar muitos acessos ao seu site ou blog, e com isso, contribuir muito para a melhora dos resultados de sua empresa.

Micro e pequenas empresas precisam conhecer e utilizar as técnicas de SEO, e a DBMK, que tem ampla experiência em Marketing Digital e a expertise necessária em como tornar micro e pequenas empresas ainda mais competitivas, está pronta para te auxiliar.

O que é SEO – Search Engine Optimization?

SEO é popularmente conhecido como uma técnica para otimização de sites, ou blogs. Podemos dizer que é isso mesmo, mas precisamos pensar em mais que isso, utilizar SEO em seu negócio, desde que feito com conhecimento e expertise, é uma forma certeira de aumentar o volume e a qualidade de seus negócios.

Muitos empresários podem considerar que implementar as técnicas de SEO, trarão simplesmente mais visitas ao site, na realidade, não funciona exatamente assim, podemos ter até mesmo, diminuição no número de acessos, mas, certamente, ganhamos em qualificação de público, que é o que realmente importa.

Otimizar seu site ou blog com SEO, de forma correta e eficiente, é estar na primeira página do Google, nas primeiras posições, é fazer com que os buscadores tragam a sua informação como resposta às buscas de potenciais consumidores, isso é sem dúvida muito importante para o posicionamento digital de sua empresa, e consequentemente, para o crescimento do negócio.

Traduzindo Search Engine Optimization, temos Otimização dos Motores de Busca, ou seja, um conjunto de técnicas para otimizar blogs, sites, páginas na internet. Todas as otimizações têm como objetivo alcançar ranking orgânicos, gerando tráfego qualificado e autoridade.

Ranking orgânico é fazer com que a sua página apareça entre os primeiros resultados do Google, sem a compra de anúncios. Essa é uma estratégia de sucesso fundamental, e contar com a ajuda da DBMK, certamente trará para sua empresa, visibilidade no mundo digital, e com isso, mais leads, mais clientes e faturamento!

Para que serve SEO – Search Engine Optimization?

As técnicas de SEO servem justamente para trazer visibilidade ao seu site, ou ao seu blog. Implementar essas técnicas vai muito além do que pensamos em primeira instância, que é ter um bom programador para nosso portal, é claro que isso também é importante, mas, é preciso pensar, criar e publicar conteúdo relevante.

É isso mesmo, os motores do Google buscam páginas bem escritas, tanto na linguagem de programação, quanto em conteúdo, a estruturação de seus textos tem grande importância, a quantidade de links externos, ou seja, quais outros sites direcionam para o seu, quantas pessoas compartilham informações que você publicou, tudo isso, são formas de mensurar a relevância de seu site.

Como dissemos, o objetivo principal de SEO é aumentar o volume de tráfego orgânico, e melhorar o posicionamento de sua página nos motores de busca, para isso, é preciso compreender o que leva alguém a entrar em seu site, e saber também que o Google considera localização como um fator relevante, portanto, o primeiro passo, é cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio, antigo Google Places.

O Google Meu Negócio é bastante simples, é uma ficha gratuita com suas informações de contato e localização, isso é importante porque muitas pessoas incluem a cidade, ou até mesmo o bairro em suas buscas, e para as que não inserem, o Google também mostra primeiro, resultados mais próximos.

Considere que existem 3 tipos principais de busca na internet, que dizem muito sobre o cliente que pesquisa, quais são suas necessidades e que tipo de respostas ele espera. Para entender com mais facilidade, se coloque no lugar do cliente, pense no que ele está buscando, é uma boa maneira de iniciar esse entendimento, e é fundamental saber qual público você quer atrair. Veja os tipos de busca

  1. Pesquisa Navegacional: também chamada de pesquisa de atalho, é feita quando o usuário já sabe em qual site ele quer entrar, mas por alguma razão, não digita a URL diretamente, ele entra no buscador e digita o nome da loja. Esse cliente já sabe o que ele quer, e onde quer encontrar.

Exemplo de busca: o cliente digita “DBMK” no Google, para entrar no site.

  1. Pesquisa Informacional: Como o nome diz, este usuário quer informação, seja um release de produto, uma notícia, um artigo, este cliente não sabe onde sua pesquisa o levará, não buscou por um site, mas a sua intenção é bastante clara. Se a sua empresa estiver bem rankeada, há grandes chances de que ele entre em seu site.

Por não saber em qual site está a informação que este consumidor quer, ele tende a utilizar os resultados orgânicos do Google, e se a sua empresa estiver lá, será encontrada. Se houver conteúdo adequado ao que ele busca, ele permanecerá, e se houver um produto ou serviço que ele deseje, há uma boa chance de comprar.

Exemplo de busca: o cliente digita “marketing digital para micro e pequenas empresas”.

  1. Pesquisa Transacional: Este é um tipo de pesquisa, onde a transação é certa, é a pesquisa mais valiosa para qualquer negócio, especialmente os que vendem algo diretamente pela internet. A intenção de compra é certa!

Exemplo de busca: o cliente digita “contratar marketing digital para micro e pequenas empresas”.

Quais são os reais benefícios do SEO – Search Engine Optimization?

Realizar a otimização de mecanismos de busca é um tipo de ação duradoura, não simplesmente uma campanha de marketing digital para micro e pequenas empresas, é necessário ampliar o espectro sobre esse assunto.

Ter um site ou totalmente construído com SEO, faz com os resultados orgânicos melhorem muito, e isso não muda. Então, na hora de construir o seu portal, ou otimizá-lo, conte com a consultoria da DBMK, alguns aspectos no código fonte são fundamentais para o sucesso da implementação.

Por exemplo, o Google não compreende as imagens, então, se há fotos em seu site, é preciso ter a descrição delas, mesmo que somente no código do site, para que seja considerado, na descrição, o ideal é utilizar palavras chave, e descrever tudo que há na imagem. Outro ponto, o Google também não compreende espaços, então, em suas URLs dentro da página, é preciso colocar hifens.

Há uma série de itens que o programador precisa considerar, citamos alguns exemplos, é importante também saber que sites otimizados para aplicações móveis, como smartphones e tablets, aparecem primeiro nos resultados do Google, encadeamento de títulos e subtítulos também fazem grande diferença também.

Além de tudo isso, o conteúdo que você cria e divulga é item primordial. Seu conteúdo precisa ser relevante, precisa atrair público, mais que simplesmente isso, precisa atrair o público realmente interessado no que você precisa divulgar ou vender. Os motores de busca consideram além do clique do clique do usuário, o tempo que ele permanece em seu site.

Os buscadores também avaliam que outros sites mencionam o seu, se as pessoas comentam sobre o que o você publica, quanto tempo os usuários passam navegando dentro do seu site, quanto tempo leva para cada página carregar, ou seja, uma infinidade de itens é considerada para que o ranking orgânico seja montado e apareça para cada pessoa que usa a internet.

Tenha alguns importantes pontos em mente ao pensar em SEO:

  1. Conquiste clientes que querem conhecer sua empresa e comprar seu produto! Utilizando técnicas de SEO, você terá resultados duradouros, e não somente um aumento exponencial de cliques, como acontece com uma campanha específica.
  2. Atinja consumidores exigentes. Esses consumidores pesquisam mais, comentam mais, exigem mais, e por isso, compartilham mais informação, falam mais sobre seu produto, seu atendimento, e isso, cria links externos.
  3. Forme Opinião de mercado. Qualificando o tráfego de seu site ou blog, você cria representatividade, pessoas falando de sua empresa, criando links, gerando opinião e mais conteúdo.
  4. Foque em Conversão de Leads. Nem só de visitas e comentários vive um site, nem uma empresa, então, descubra qual é o seu público, procure por ele, crie conteúdo que o atraia e venda!
  5. Menos Concorrentes, Mais Oportunidades! A sua palavra chave é sua, então, quanto mais conhecimento tiver sobre técnicas SEO, investimento em qualidade total de seu site e conteúdo, melhor será. E isso é duradouro, não há campanha de marketing digital que lhe traga esse resultado.

Colocando todas as técnicas de SEO em prática, o principal benefício de sua empresa será sem dúvida, receber visitas qualificadas em sua página, mesmo que a quantidade de cliques seja menor ou igual, a qualidade certamente será diferente, e isso significa que você está realmente em contato com o público que quer negociar com você.

Para quem se dedica o SEO – Search Engine Optimization?

As técnicas de SEO se aplicam para todas as empresas, cada qual com sua proporção. Se você tem uma micro ou pequena empresa, tenha certeza, SEO é necessário, e certamente trará melhores resultados para o seu negócio.

Micro e pequenas empresas precisam focar no cliente, no potencial de mercado que tem, na importância da prestação do serviço, na qualidade de atendimento, seja presencial ou online. É imprescindível estar nas primeiras posições dos buscadores, criar e publicar conteúdo relevante, que conquiste definitivamente sua fatia de mercado.