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8 Mitos sobre produção de conteúdo

A produção de conteúdo é para informar, educar e criar uma relação com seu potencial consumidor. Por ele ser tão simples assim na hora da sua descrição, tem gente que acha que ele também é fácil no momento de executar. Por isso, apenas pare tudo o que estiver fazendo, pois vamos apresentar agora os 8 mitos sobre produção de conteúdo que você precisa esquecer:

Mito #1
Marketing de Conteúdo é sobre a minha empresa

O primeiro mito é, possivelmente, o erro mais primário que as empresas que estão começando a aplicar a metodologia cometem.

Marketing de Conteúdo não é sobre a sua empresa, mas sobre sua persona.

Diferentemente de uma assessoria de imprensa, que, aí sim, é sobre sua empresa, Marketing de Conteúdo é sobre os problemas/dúvidas/curiosidades que sua persona enfrenta e as informações e o conhecimento que você possui para resolvê-los.

As boas práticas de Marketing de Conteúdo preveem que a metodologia funciona para educar e fidelizar seu público-alvo sobre o assunto de seu nicho de mercado. O intuito disso é fazer com que esse conteúdo gere credibilidade e influencie na decisão de compra.

Em outras palavras, é para pessoas que poderão futuramente fazer parte de sua cartela de clientes. É fazer as pessoas conhecerem sua empresa antes de oferecer o produto/serviço.

Mito #2
Marketing de Conteúdo só existe na internet

Apesar de ser uma prática relacionada ao Inbound Marketing, que, aí sim, só é possível por meio da internet, a origem do marketing de conteúdo data de antes do desenvolvimento da rede mundial de computadores.

O primeiro registro comprovado de marketing de conteúdo vem do século 19. É a revista The Furrow, da John Deere, que em 1895 iniciou sua publicação dando dicas sobre agricultura. A revista ainda está em circulação nos dias atuais e é um exemplo de que marketing de conteúdo pode ser feito offline.

Qualquer informação produzida por uma marca, mas que tenha como prioridade passar informação relevante ao invés de fazer publicidade, pode ser considerada marketing de conteúdo.

Mito #3
Fazer marketing de conteúdo é criar um blog

Um blog é um canal importantíssimo em uma estratégia de marketing de conteúdo. Aqui na empresa, consideramos o blog como peça fundamental. Inclusive, já lançamos o eBook específico sobre este assunto.

No entanto, o marketing de conteúdo vai além do blog. É possível produzir conteúdo para vários outros canais. E de várias outras maneiras além de posts.

Além do mais, existem milhares de blogs na internet que não se enquadram como marketing de conteúdo, como blogs pessoais ou de notícias.

Mito #4
Preciso publicar todos os dias no blog, pois quanto mais conteúdo, mais resultados!

A publicação diária não é o principal fator que vai determinar o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo, mas sim a publicação periódica.

O marketing de conteúdo vai além da simples produção de conteúdo, não é “quanto mais você produz, mais resultados você tem”. Manter uma periodicidade definida é muito mais importante.

Há sim uma relação que diz que, quanto mais posts você tem no blog, maiores são suas chances de ser encontrado nos mecanismos de busca. Ou, ainda, quanto maior for sua biblioteca de eBooks ou vídeos, maiores serão as chances de você ser lido/assistido. Mas isso só acontece se o seu conteúdo for de alta relevância e qualidade.

É pior ter um monte de conteúdo de qualidade duvidosa do que ter uma porção de material mais selecionado, mas de altíssima qualidade. O marketing de conteúdo não é sobre publicar o maior número de notícias no menor tempo possível. Ao contrário do jornalismo, não é uma competição em que o imediatismo pode fazer a diferença.

Quantidade é bom, mas a qualidade é o principal fator que vai determinar o sucesso de sua estratégia de conteúdo.

Mito #5
Preciso de um assessor de imprensa para fazer marketing de conteúdo

Essa é outra inverdade bastante comum e que acaba causando confusão em muitos iniciantes no Marketing Digital.

Não cabe à função de uma assessoria produzir conteúdo para sua empresa. A assessoria é uma área que possui funções como a criação de releases e o relacionamento com a mídia. Um trabalho bem diferente de um produtor de conteúdo.

É claro que isso não impede que um assessor de imprensa produza conteúdo, apenas os métodos são diferentes. Como dito no mito 1, marketing de conteúdo é sobre seus clientes e não sobre sua empresa. O trabalho de assessoria de imprensa é bastante importante, mas é outro trabalho.

Mito #6
Falar sobre o que eu sei vai matar meu negócio e abastecer meus concorrentes

Esse mito é um medo comum para a maioria das pessoas que fazem marketing de conteúdo. Em uma primeira visão, realmente parece que revelar os segredos e o conhecimento de graça irá matar seu negócio, pois as pessoas irão fazer tudo sozinhas e não precisarão de sua ajuda.

Mas, observando por uma ótica um pouco mais profunda, o que acontece na verdade é que, quando você revela seus segredos e entrega todo seu conhecimento de forma gratuita, você acaba criando identificação e respeito com sua persona e tornando-se referência no assunto. Isso é um fator importantíssimo e que influencia fortemente na decisão de compra do cliente.

Mito #7
Você deve republicar o mesmo conteúdo em diferentes canais

Em um primeiro momento parece que, quanto mais você replicar o seu conteúdo em diferentes canais melhor será o resultado. Ou seja, publicar o mesmo conteúdo no blog da empresa, no blog pessoal, no LinkedIn, no Medium, como Guest Post em um blog parceiro  etc.

Acontece que isso não é verdade. Como dito no mito 6, o Google valoriza conteúdo único e autoral. Isso não significa que você deva apenas escolher um canal e deixar os outros de lado. O mais inteligente é traçar diferentes estratégias para cada tipo de postagem.

Mas, então, por que publicar conteúdo único em outros canais? Há vários motivos: criar um relacionamento com outra audiência, fortalecer a parceria com outros blogs, aprimorar a estratégia de SEO off page com link building em outros sites, dentre outros.

Mito #8
Marketing de conteúdo é Inbound Marketing

Apesar de serem duas metodologias que se complementam, não significa que sejam sinônimos. Marketing de conteúdo está dentro de um conceito de Inbound Marketing, que por sua vez precisa do conteúdo para gerar valor em, no mínimo, uma das etapas do Inbound.

Conteúdo pode ser tanto para atração (para chamar a persona para seu site) como para retenção (para manter o cliente fidelizado por meio de conteúdo gratuito e de qualidade).

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